(19/09/2024) Para facilitar ainda mais a convivência entre os moradores e prezando pela limpeza de nossa cidade, em conjunto com a ...
19/09/2024
Para facilitar ainda mais a convivência entre os moradores e prezando pela limpeza de nossa cidade, em conjunto com a ONG AMMA disponibilizamos este manual de boas práticas para separação e destinação correta de resíduos de nossa cidade.
Lixo orgânico
- Resíduo de origem animal e vegetal como restos de alimentos, verduras e frutas, guardanapos de papel, papel toalha, papel higiênico, fraldas, etc,
Esses materiais são encaminhados a aterros, por isso utilize sacos biodegradáveis no descarte.
Materiais recicláveis
- Plástico, isopor, papel, metais, embalagens Tetra Pak, papel alumínio e papel filme são recicláveis.
É muito importante lavar tais materiais para eliminar restos de conteúdos e alimentos e que sejam armazenados em sacos separados de materiais orgânicos.
Os itens recolhidos são entregues para a Cooperativa de reciclagem do município de Veranópolis - COOPERCICLO, onde são separados de acordo com o tipo e destinados para empresas que efetuam o reaproveitamento dos resíduos.
Vidros
- Todo tipo de recipiente de vidro, inteiro ou quebrado, de preferência limpos/lavados.
Embale vidros quebrados, protegendo bem para não correr o risco de machucar quem faz a separação.
Entregue nos ecopontos disponíveis na cidade: em frente à prefeitura de Veranópolis, na rua de saída do Colégio Regina Coeli, no pórtico da Av. Júlio de Castilhos - próximo à maçã e na praça XV de Novembro - próximo à parada de ônibus.
Cartelas de comprimidos (vazias ou cheias) e medicamentos vencidos
Entregue em farmácias e nos postos de saúde da cidade.
Embalagens de cosméticos (vazias ou cheias)
- Entregando nas lojas Boticário e ganhe desconto em compras.
Não despeje restos destes produtos em pias ou vasos sanitários, sejam eles vencidos ou não.
Eletrônicos e eletrodomésticos
O recolhimento ocorre 1x ao mês e o local é divulgado pelos canais oficiais da cidade além de jornais, rádios e redes sociais.
Pilhas e baterias
São tóxicas e não devem ser descartadas no lixo comum. Supermercados normalmente possuem pontos de coleta, mas a Cooperativa Sicredi também recolhe.
Lâmpadas
Não devem ser descartadas no lixo comum. Lojas que vendem lâmpadas tem a obrigação de recolher e encaminhar ao fabricante, conforme a Lei Federal 12.305/2010.
Esponjas de louça e materiais escolares
As esponja de louça, bem como materiais escolares usados como lápis, canetas, pincel atômico, lápis de cor, marcadores de texto, etc., não são lixo comum e devem ser destinados corretamente.
Pontos de coleta: Armazém da Longevidade, Farmácias Viva Farma, Rádio Veranense e Supermercado Frassul do Centro.
Cuidados no condomínio
- Não deposite restos de comida diretamente na lixeira, utilize um saco fechado e certifique-se que esteja bem vedado, evitando vazamentos.
- Os sacos não devem conter líquidos, para não ocasionar mau cheiro e pingos nas áreas de uso comum. Caso ocorram, limpe imediatamente.
- O ideal é que carnes, peixes e ovos crus, além de outros alimentos que exalam cheiro forte só sejam colocados na lixeira perto do horário da coleta.
- Separe o lixo reciclável do orgânico, e lave o material reaproveitável antes de descartá-lo.
- Tome cuidado com materiais cortantes e quebrados: embale bem e identifique com cuidado, evitando machucar quem faz a coleta.
- Não deposite seu lixo do lado de fora da sua unidade (corredor ou áreas comuns).