Vai se mudar para um condomínio? Confira nossas dicas! - Ética Administradora de Condomínios

(13/02/2024) Todo condomínio tem seu Regulamento Interno constando as todas as regras da edificação, inclusive para mudanças. Isso ...

Ética Administradora de Condomínios

  1. Facebook
  2. Instagram

Vai se mudar para um condomínio? Confira nossas dicas!

13/02/2024

Todo condomínio tem seu Regulamento Interno constando as todas as regras da edificação, inclusive para mudanças. Isso porque elas requerem planejamento e organização, tanto na saída do imóvel quanto para a entrada.

Ninguém quer deixar uma má impressão já no primeiro momento, certo? Então, é imprescindível que o novo morador procure conhecer o regramento para mudança no condomínio onde vai morar.

Horários

Busque saber sobre os horários permitidos. Normalmente as mudanças podem ocorrer dentro dos horários considerados comerciais, mas cada condomínio tem sua própria regra e é sua obrigação buscar essa informação.

Agendamento

É obrigatório que o condomínio seja comunicado previamente sobre sua mudança, mesmo que o apartamento já esteja mobiliado. Assim, o síndico pode prever e organizar obras e outras mudanças que possam estar ocorrendo no mesmo período, evitando sobrecarga no elevador e desconforto para os demais moradores.

Responsabilidade sobre danos

Danos nas áreas comuns ou elevadores podem ocorrer durante a mudança e a responsabilidade é do morador que a está efetuando e ele deverá arcar com a correção do problema.

Responsabilidade pela mudança

Caso não possa estar presente no momento da mudança, o morador deve designar alguém para acompanhar e se responsabilizar pelo processo.

Após a mudança

Verifique os corredores, elevadores e escadas e limpe sujeiras que possam ter ficado para trás. Verifique também se houve algum dano e informe o síndico imediatamente. Descarte corretamente caixas e embalagens utilizadas na mudança.

Cadastro

É importante, tanto para a parte administrativa quanto para a segurança, que seus dados estejam cadastrados no sistema do síndico/administradora. O que pode ser solicitado:

- Quantidade de moradores na unidade;

- Nome e documento dos moradores e funcionários;

- Número de telefone fixo da unidade, celular e e-mail dos moradores;

- Contatos para casos de emergência;

- Informação sobre os dias e horários de funcionários na moradia;

- Placa, modelo e cor do seu veículo.

Para se viver bem em comunidade, é necessário que existam regras e que estas sejam conhecidas e seguidas por todos. Assim, o convívio se torna fácil e agradável.