Coleta seletiva: bom para o condomínio e para o meio ambiente - Ética Administradora de Condomínios

(16/01/2020) A reciclagem de lixo é exatamente como a vida em condomínio. Se cada um fizer a sua parte, não fica pesado para ...

Ética Administradora de Condomínios

  1. Facebook
  2. Instagram

Coleta seletiva: bom para o condomínio e para o meio ambiente

16/01/2020

A reciclagem de lixo é exatamente como a vida em condomínio. Se cada um fizer a sua parte, não fica pesado para ninguém e todos saem ganhando!

Reciclando seu lixo, você colabora não apenas com o meio ambiente: há indústrias inteiras voltadas para a reciclagem. O reaproveitamento de embalagens gera empregos e dinheiro para muita gente.

Para facilitar o início do hábito, comece separando apenas o lixo reciclável do orgânico. Tire o excesso de sujeiras dos seus materiais recicláveis para não comprometer o potencial de reciclagem dos mesmos. Pressione as tampas das latas para dentro, evitando acidentes.

Deposite no lixo reciclável, preferencialmente, papéis secos. Não amasse-os, pois isso quebra a fibra do papel. Rasgar pode!

Embale os vidros quebrados e outros materiais cortantes em garrafas pets ou embalagens tetrapack, sempre com um aviso.

Use os sacos certos para lixo orgânico e para os reaproveitáveis. Com a ajuda da sua família, o condomínio se torna mais cidadão.

Tem dúvidas sobre como separar o lixo? Confira:

Resíduo Orgânico: restos de alimentos, flores, caules, folhas de árvores e hortaliças, sacos de chá e café, cinzas, resíduos de banheiro (papel higiênico, absorventes, fio dental), esponja de aço, panos velhos, palitos, papel molhado.

Resíduo Seco: papelão, jornais, revistas, cadernos e embalagens tipo longa vida. Metais: alumínio, bronze, cobre, sucatas de ferro, latas, panelas, correntes. Plásticos: copos descartáveis, sacos, sacolas, caixas, garrafas, tubos de PVC, brinquedos e utensílios quebrados. Vidros: copos, potes, jarras, frascos de perfume, garrafas, vasilhames de produtos de higiene e limpeza.

Atenção para materiais específicos

Pilhas, baterias e lâmpadas devem ser entregues em pontos de coleta como lojas e supermercados. Nunca deposite este material no lixo.

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos devem ser entregues na prefeitura de Veranópolis.

Não despeje óleo de cozinha no lixo orgânico pois polui o solo. Condicione em garrafas pet e entregue em postos de gasolina da cidade.