A responsabilidade da unidade sobre objetos depositados em janelas e parapeitos - Ética Administradora de Condomínios

(21/08/2025) É comum visualizar vasos de plantas ou enfeites em parapeitos de apartamentos. Também é um hábito comum deixar ...

Ética Administradora de Condomínios

  1. Facebook
  2. Instagram

A responsabilidade da unidade sobre objetos depositados em janelas e parapeitos

21/08/2025

É comum visualizar vasos de plantas ou enfeites em parapeitos de apartamentos. Também é um hábito comum deixar roupas, sapatos e outros objetos "pegando um vento" na janela. Parece inofensivo, não é?

Mas a prática pode causar sérios danos caso algo, seja uma planta ou um calçado, caia em um veículo ou, pior, em uma pessoa.

Até mesmo itens menores representam ameaça, especialmente se caírem de andares mais altos, visto que a velocidade de queda tende a aumentar a cada segundo, fazendo com que o impacto causado por um objeto pequeno resulte em grandes danos.

Não é à toa que a maioria dos regulamentos proíbam objetos nas janelas, dada que a responsabilidade civil e criminal poderá recair diretamente sobre a unidade de onde o item caiu ou, ainda, do condomínio como um todo.

Em palavras simples: se o objeto atingir um veículo, o morador poderá ser responsabilizado por danos materiais e ser obrigado a arcar com o conserto. Mas ao acertar uma pessoa, poderá responder por danos morais e físicos, dependendo da gravidade do incidente. A legislação brasileira, incluindo o Código Civil, prevê que o responsável por danos causados por negligência ou imprudência pode ser obrigado a indenizar as vítimas. Portanto, a prevenção é essencial para evitar transtornos e também os prováveis custos elevados.

Caso seu condomínio não proíba a prática e você, ainda assim, queira correr o risco, busque garantir que os objetos estejam devidamente fixados ou armazenados de forma segura, utilizando suportes ou telas de proteção adequados.

Nossa recomendação sempre será para que as unidades evitem deixar itens soltos em janelas, varandas ou parapeitos.

É um cuidado com o condomínio, com seu vizinho e, principalmente, com você, morador.